sábado, 21 de novembro de 2015

Homenagem aos 160 anos de Piracanjuba


Piracanjuba, 160 anos - por Lucas Hemetério dos Santos





O tempo passou e o pequeno Pouso Alto cresceu.  O intercâmbio cultural se fez presente e inevitável, numa miscigenação cultural responsável por vários frutos hoje colhidos. Cada verso e estrofe, cada parágrafo e voz sertaneja, cada dedilhado no violão e pincelada ou pote de pimenta... Nada além de arte, cultura. Pouso Alto legou alta riqueza e valor artístico, com grande potencial agropecuário.

Piracanjuba, a cidade do leite, do queijo e do relógio, cidade que encanta com o abraço apertado, palco do reencontro no mês de agosto. Piracanjuba, saudade de quem sai e orgulho de quem fica. Terra amada, terra pródiga de Léo Lynce, de Ney Telles e de Dona Lilita. Cidade da religião, da valorização cultural, do resgate de tradição, do amor pelas letras e palavras e, sobretudo, da paixão pelo bonito.

Chegando aos seus 160 anos de existência, Piracanjuba traz em sua bagagem uma coletânea de histórias, crônicas, contos, e raízes que jamais se perderão. Cidade do quibe, dos grãos e do amor de seu povo. Terra fértil de talento, letras e artes. Piracanjuba, nossa singela, porém idolatrada cidade, da qual beijamos o chão e nos sentimos privilegiados por aqui viver.
O que antes era um Pouso Alto hoje é campo minado de arte e cultura. Por onde quer que andemos, vemos traços e focos culturais que expressam sua vida histórica tão preservada. Nesta data mais que especial, levanto-me, interiorano ufano em gratidão. Levanto-me em voz de amor à terra que criou o príncipe dos poetas goianos. Grande pequena cidade. Desejo-lhe prosperidade e sorte, conforto de cidade grande e paz de interior.


Rogo a Deus que cuide de seu futuro, que a corrupção não acabe com sua vasta honra de "cidade-cultura". Que o crescimento, a proteção Divina e o cuidado de nossos representantes sejam contínuos. Não a almejo cidade grande, refém da ganância, do poder feudal, do estresse, da correria do dia a dia e da modernidade a qualquer custo. Conserve sua simplicidade e beleza cultural, é assim que precisamos de você. Piracanjuba, Capital Nacional das Orquídeas e Reino de Arte e Cultura, parabéns pelo seu dia.

Lucas Hemetério dos Santos, 18 anos, aluno do Colégio Estadual Ruy Brasil Cavalcante, Piracanjuba-Go. (Especial 160 anos de Piracanjuba - 22 de Novembro)

Disponível em: http://raizesjornalismocultural.com/portalraizes/index.php/secoes/cultura-popular/522-piracanjuba-de-goias-160-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário